Valorização dos potenciais, coesão e maturidade política
- Zelmute Marten

- há 5 dias
- 2 min de leitura
Valorização dos potenciais, coesão regional e maturidade política estão entre as principais sínteses do qualificado encontro de trabalho promovido pelo grupo A Hora do Sul com prefeitas e prefeitos da região sul, na manhã desta quarta-feira (14), na sede do grupo. Por meio da governança instituída da Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL), nosso território tem desenvolvido um processo de planejamento estratégico focado em esforços suprapartidários para atingir objetivos regionais. Nossa região possui grandes potenciais naturais, culturais e econômicos que necessitam de esforços integrados entre a sociedade civil e as lideranças políticas, bem como da cooperação entre os entes federativos para alcançar êxito.
Esse processo precisa ter como base a valorização da política, por meio da tomada de decisão de quem possui mandato, priorizando investimentos públicos e privados para a promoção do desenvolvimento econômico e social. Para o sucesso dessa grande mobilização regional, é imprescindível que a população valorize seu voto a cada eleição, priorizando candidaturas sintonizadas com essas premissas e com este programa de desenvolvimento regional, além de contribuir para a redução dos índices crescentes de abstenção e anulação de votos.
Exemplos como a aliança constituída pelo movimento Sul-Resiliente comprovam os resultados positivos da integração entre a ciência, por meio das universidades regionais, as administrações públicas municipais, os mandatos legislativos e a adequada cooperação entre os governos estadual e federal. A crise climática traz um conjunto de desafios relevantes, mas também possibilidades concretas de transformação da realidade regional a partir de nossos potenciais naturais. Instrumentos de financiamento internacionais, como o BID e o Banco Mundial, estão abertos à apresentação de projetos voltados à prevenção, mitigação e adaptação climática, desde que apresentados por entes federativos, como o consórcio intermunicipal do extremo sul.
Para tanto, é condição sine qua non a valorização da educação como aspecto determinante para a formação de uma sociedade capaz de responder aos desafios contemporâneos. Nesse sentido, tem grande relevância o projeto Educa-me, proposto pelo grupo A Hora do Sul, voltado à ampliação dos investimentos em educação ambiental permanente em todos os níveis. Nossa região deve se pautar cada vez mais pela agenda do entendimento e da agregação, superando as ondas de notícias falsas e isolando o ódio e a intolerância. Os esforços precisam ser integrados entre aqueles que semeiam o bem e propõem o que há de melhor para a sociedade, consolidando um ciclo orientado pelo otimismo e pela valorização da autoestima regional.
Assim, aliados aos novos investimentos que têm chegado à região por meio dos governos federal, estadual e municipais, será possível consolidar iniciativas de diversificação da economia regional, como as energias renováveis e os biocombustíveis, além da valorização dos setores tradicionais, representados pela produção de alimentos e pela força da agricultura familiar e do agronegócio. Estamos convictos de que nossa região será motor propulsor da economia do Rio Grande do Sul e do Brasil e, para isso, a unidade, a valorização dos potenciais, a coesão regional e a maturidade política alcançadas são imprescindíveis.
Zelmute Marten
Prefeito de São Lourenço do Sul









Esse texto do prefeito Zelmute sobre a “valorização dos potenciais, coesão regional e maturidade política” destaca a importância de uma articulação suprapartidária para um desenvolvimento integrado da região sul. A agenda promovida pelo grupo A Hora do Sul se insere perfeitamente neste espírito colaborativo ao propor ações concretas de educação ambiental permanente, reconhecida no texto como essencial para capacitar a sociedade a responder aos desafios contemporâneos com consciência e engajamento.
Ampliar a educação ambiental é um passo fundamental para transformar hábitos e fortalecer uma cultura de sustentabilidade na população — um movimento que, em outras regiões, tem mostrado resultados ao mobilizar escolas e comunidades em torno de temas como eficiência energética, consumo consciente e mobilidade sustentável .
Nesse sentido, as…