top of page

O ecossistema de inovação de São Lourenço do Sul

  • Foto do escritor: Zelmute Marten
    Zelmute Marten
  • há 7 dias
  • 3 min de leitura

Estamos estruturando um ecossistema de inovação em São Lourenço do Sul, no âmbito dos programas Cidade Educadora e Cidade Empreendedora. A coordenação desse processo é da Prefeitura Municipal, com o apoio imprescindível do SEBRAE/RS. Neste quadriênio 2025/2028, o convênio com o SEBRAE/RS tem como prioridades o turismo, a inovação, a agroindustrialização, os novos negócios e a blue economy. Integram ainda esse contexto as unidades EMBRAPII da região: o InovAgro da UFPel, o ITEC da FURG, o INOVA/RS, docentes dessas universidades, o Instituto Federal de Educação – IFSul, a UNIASSELVI, o SICREDI, empresários locais, entidades como o Sindicato Rural e os vice-presidentes na Região Sul da FEDERASUL e da FIERGS.


No I Encontro do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, como Prefeito de São Lourenço do Sul, assinei a adesão ao Mutirão Global contra o Calor Extremo – Beat the Heat Implementation Drive e uma cooperação com a NetZero – For Climate and People Now. A NetZero é uma empresa global franco-brasileira que transforma resíduos agrícolas em biochar, um condicionador de solo rico em carbono, altamente eficiente no aumento da produtividade e na regeneração do solo, com benefícios comprovados em culturas como soja, arroz, milho e hortaliças. O biochar da NetZero é produzido pela pirólise de resíduos agrícolas vegetais, como a casca de arroz. A empresa foi reconhecida com o prêmio internacional XPRIZE Carbon Removal, como uma das melhores soluções de remoção de carbono do mundo.


Entre as ações programadas no esforço de estruturação do ecossistema de inovação de São Lourenço do Sul estão a definição do arranjo institucional local e a elaboração de um programa municipal de inovação, ciência e tecnologia. No dia 5 de novembro, às 14h, no Gabinete do Prefeito de São Lourenço do Sul, está programada uma reunião de trabalho com o executivo de Biorrefino da Refinaria Riograndense, Flávio Mingorance, acompanhado do gerente de Novos Negócios da Refinaria, João Luís Sobreiro Bulla. Nesse encontro, será apresentada a proposta de plano de trabalho para a transformação da Refinaria Riograndense em Biorrefinaria, com investimentos previstos de US$ 1 bilhão. Esses investimentos serão muito relevantes para a diversificação da matriz produtiva regional, e estão sendo convidados empresários, lideranças do agronegócio, agricultores familiares, universidades e entidades como o Sindicato Rural, a FEDERASUL e a FIERGS, para debater as possibilidades de insumos destinados à produção de biocombustível.


De outra parte, no dia 25 de novembro, às 16h, no Gabinete do Prefeito de São Lourenço do Sul, está agendada a presença do dirigente do Sistema EMBRAPII, José Menezes, para debater com os participantes do ecossistema de inovação de São Lourenço do Sul oportunidades de cooperação e novos investimentos. A EMBRAPII é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira. Criada em 2013, por meio de contrato de gestão com o MCTI e mais três ministérios — Educação (MEC), Saúde (MS) e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) —, a EMBRAPII mantém parcerias com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A visão da EMBRAPII é ser reconhecida como uma instituição inovadora na promoção de P&D para a indústria no Brasil, com agilidade, eficiência e qualidade. Entre seus valores estão a agilidade, a flexibilidade, a qualidade, a eficiência, a ética e a austeridade. A EMBRAPII e a FINEP já atuam em cooperação, e a integração desses parceiros contribui para a consolidação do ecossistema de inovação em São Lourenço do Sul e para a construção de um futuro de paz, esperança e oportunidades na terra de todas as paisagens.


Zelmute Marten

Prefeito de São Lourenço do Sul

Vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios – Cidades Resilientes

 
 
 

Comentários


bottom of page