top of page

Os 80 anos da ONU e a importância da paz mundial

  • Foto do escritor: Zelmute Marten
    Zelmute Marten
  • 4 de out.
  • 3 min de leitura

Fundada em 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, seus propósitos originais permanecem muito relevantes. A Organização das Nações Unidas é uma organização internacional, criada após a Segunda Guerra Mundial, visando manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações, promover a cooperação internacional e defender os direitos humanos. Sua função é servir como um fórum para os países discutirem problemas globais e buscarem soluções conjuntas para questões econômicas, sociais, culturais e humanitárias.


Em São Lourenço do Sul, estamos implementando políticas públicas integradas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Estamos integrando as iniciativas relacionadas às celebrações dos 80 anos da Organização das Nações Unidas, pela convicção de que se desenvolvem, no âmbito local, as relações sociais que estruturam as bases das relações globais. E estamos inseridos na programação do Circuito Urbano 2025 da ONU, que neste mês de outubro debate a importância das cidades no desafio das mudanças climáticas. Nosso compromisso principal será a realização do 1° Fórum sobre Mudanças Climáticas, no dia 17.10, às 9h, no auditório da Escola Municipal Marina Vargas. E ainda integramos mesas de debates virtuais promovidas por universidades importantes, como a FURG e a USP, compartilhando experiências que estão em curso no nosso município e na Associação Brasileira de Municípios – ABM.


Duramente atacada em sua última assembleia-geral, fica nítido, no ambiente internacional, os prejuízos ocasionados pelos signatários das teses do ódio e da intolerância. Na 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova Iorque, entre os dias 22 e 30 de setembro de 2025, Donald Trump, representante maior do negacionismo climático e do desrespeito às mulheres, foi autor de gravíssimos impropérios contra o multilateralismo global. São inaceitáveis e ilegítimas as ofensas desferidas por Trump contra a ONU. Após ordenar a invasão do Capitólio e buscar romper os sedimentos do Estado Democrático de Direito norte-americano, o inquilino atual da Casa Branca merece o repúdio internacional pela condução de atos ilegais sem precedentes, impondo taxações políticas contra as economias de nações soberanas e ameaçando, com seu ímpeto belicoso, países em todos os continentes.


Está localizado, no contexto social estruturado do diálogo e da paz, o caminho da estabilidade e da promoção do bem-estar comum. São nossas premissas inarredáveis a busca do entendimento e da agregação. Os desafios contemporâneos mais importantes passam pela superação da fragmentação e pelo isolamento do ódio e da intolerância. É imprescindível, em nossa ótica, que as pessoas de bem desenvolvam conexões efetivas com a cooperação e a solidariedade. Os resultados mais auspiciosos, do ponto de vista individual e coletivo, devem ser ungidos pelo respeito entre as pessoas e as nações. Estruturar conceitos e premissas que estejam coesos em programas locais, subnacionais e globais eleva a busca incansável pela reversão das mudanças climáticas como desafio ético e compromisso da nossa geração com as futuras. Exercitando, no nosso cotidiano, o fortalecimento dos serviços públicos nas áreas da educação, saúde, assistência social, segurança pública, cultura, esporte e promoção do desenvolvimento econômico e social permanentemente. Assim, constituindo passos seguros em defesa da paz mundial e pelo fortalecimento da Organização das Nações Unidas, neste momento de celebração dos seus 80 anos de imprescindível contribuição. E, no âmbito local, vamos prosseguir dando passos para consolidar o ambiente de paz, esperança e oportunidades da terra de todas as paisagens!


Zelmute Marten

Prefeito de São Lourenço do Sul

Vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios – Cidades Resilientes



 
 
 

Comentários


bottom of page