O novo ciclo de desenvolvimento econômico e social de São Lourenço do Sul
- Zelmute Marten

- há 2 dias
- 3 min de leitura
Estamos concluindo 2025 com a convicção de que construímos as bases para um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social em São Lourenço do Sul, encerrando o ano com mais de R$ 200.000.000,00 captados em investimentos públicos e privados. Implementamos políticas públicas integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, sob o marco legal das parcerias público-comunitárias, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores por meio da Lei Municipal nº 4.300, estamos convidando empresas, entidades e lideranças comunitárias do interior e da cidade a se somarem à administração pública municipal na superação dos desafios que se impõem. O diálogo é a natureza e a marca de uma gestão que está de portas abertas para acolher a comunidade, os servidores públicos municipais, as entidades e os empresários, a fim de produzirmos, juntos, as soluções de que São Lourenço do Sul necessita.
O processo do Orçamento Participativo Municipal oportunizou a participação cidadã na elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2026. Instituímos um novo padrão de governança a partir de uma relação de respeito e trabalho conjunto entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo municipal. Esse mesmo relacionamento, pautado pelo entendimento e pela agregação, também orientou as relações do Poder Executivo com o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Justiça local. Os conselhos municipais foram valorizados e desenvolvemos um conjunto de conferências municipais em diversas áreas. Os princípios da transparência e da gestão democrática e participativa estiveram presentes em todas as iniciativas. O Sindicato dos Municipários voltou a ser valorizado e a participar ativamente das negociações dos direitos dos trabalhadores. As premissas de uma gestão feminista e antirracista foram observadas e perseguidas em todos os momentos.
Os programas Cidade Educadora, Cidade Empreendedora e Cidade Resiliente estruturaram o núcleo do processo de planejamento estratégico, elaborado em parceria com a Consultoria Aquilla. As políticas públicas nas áreas de educação, saúde e assistência social receberam prioridade permanente, e o atendimento às populações mais vulneráveis da cidade e do interior constitui compromisso inarredável desta gestão. Nesse sentido, apoiamos as empresas locais por meio da regulamentação da Lei da Liberdade Econômica e da implantação do Alvará Automático na Sala do Empreendedor. Para 2026, retomaremos o Banco do Povo, por meio de parceria com a Casa do Microcrédito Brasil. O ecossistema de inovação consolidou-se como espaço permanente de diálogo entre a gestão pública e o meio empresarial urbano e rural, em articulação com as universidades, o InovAgro e o Instituto Federal de Educação.
A agricultura familiar e o agronegócio receberam atenção constante. Nosso balanço indica a aplicação de mais de 1.700 cargas de cascalho e o patrolamento de mais de 8.500 quilômetros de estradas rurais. Atualizamos o Plano Municipal de Turismo, recuperamos eventos importantes, como o Reponte e o Mental Tchê, e estamos iniciando investimentos estruturantes em tratamento de esgoto e macrodrenagem. O São Lou Digital representa a digitalização da gestão pública e a possibilidade de funcionamento dos serviços 24 horas por dia, todos os dias da semana. A juventude, as mulheres e a luta antirracista encontram espaço de construção e resistência nos grupos de trabalho transversais. Estamos recuperando a tradição da excelência na prestação do serviço público, que orgulha a comunidade lourenciana. A alegria e o otimismo retornaram e, por meio dos esforços interfederativos — município, Estado e União trabalhando juntos —, estamos encontrando caminhos viáveis para consolidar este novo ciclo de desenvolvimento econômico e social e, assim, construir um futuro de paz, esperança e oportunidades na terra de todas as paisagens.
Zelmute Marten Prefeito de São Lourenço do Sul Vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios – ABM / Cidades Resilientes









E foi só o primeiro ano, 🤌👏👏👏
Parabéns Prefeito. Pela visão sistêmica o município só tende a crescer e a população ganha com a melhoria da qualidade de vida