top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

Itália testa construção de trilhos de trem usando material reciclável com geração de energia solar

Esta alternativa usa energia solar e reduz a poluição causada por pneus e plásticos usados, além de melhorar a mobilidade urbana. A iniciativa inovadora esta sendo implementada pela empresa Greenrail, “Os trilhos da Greenrail são trilhos de ferrovia que têm as mesmas características mecânicas que os trilhos de concreto armado tradicionais, o que representa o padrão no mercado atual”, enfatiza Giovanni De Lisi, CEO da empresa.

Sediada em Milão, a Greenrail desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de trilhos com “matérias-primas secundárias”. O diferencial é que a empresa inovou cobrindo os trilhos com uma mistura de plástico e borracha de pneus velhos que foram reciclados para levar ao sistema ferroviário um sistema mais sustentável. “Eles são feitos de plástico reciclado: plástico urbano e pneus velhos reciclados”, destaca De Lisi.

Como resultado, os prognósticos indicam que o custo de manutenção caiu em 50% e sem contar que os novos trilhos possuem durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais do que os tradicionais, que geralmente tem vida útil de 50 anos. Para cada quilômetro de pista, esses novos trilhos reutilizam até 35 toneladas de pneus altamente poluentes e difíceis de serem descartados.

A empresa informa também que um trilho de sua produção pode incorporar painéis fotovoltaicos para permitir a captura de energia solar. “A ideia do Greenrail Solar surgiu da vontade de transformar a infraestrutura ferroviária de infraestrutura passiva em infraestrutura ativa”, acrescentou de Lisi. “Os trilhos e trem são expostos ao sol na maior parte do tempo, assim nasceu o propósito de coletar energia solar e transformá-la em eletricidade”, acrescentou.

A Greenrail é uma empresa italiana, reconhecida internacionalmente como um player inovador do setor ferroviário e como um exemplo de desenvolvimento industrial sustentável, de acordo com os princípios da economia circular. A propriedade intelectual da tecnologia da Greenrail é protegida em escala mundial em mais de 70 escritórios de patentes no mundo. A empresa lida com todo o processo de design, prototipagem e teste dos produtos, destacando-se internacionalmente como sinônimo de inovação e sustentabilidade, colaborando com os principais centros de pesquisa e parceiros industriais. O primeiro trecho ferroviário inteligente de nova geração foi apresentado na linha Reggio Emilia – Sassuolo.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page