top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

Energias Renováveis: PUCRS reitera seu propósito e compromisso com a inovação e a sustentabilidade

A realização da 7º Edição da Pós-graduação em Energias Renováveis da PUCRS, evidencia o forte propósito e o efetivo compromisso da Universidade com a inovação e a sustentabilidade do planeta. As inscrições estão abertas até 25 de março, sendo que as aulas têm início no dia 3 de abril. No período de 03.04.2020 a 30.06.2021 serão ministradas 360 horas-aula, divididas em encontros presenciais quinzenais, que ocorrem nas sextas-feiras das 18h45 às 22h45 e aos sábados das 8h às 17h30. A qualificação de capital humano para atuar na perspectiva de evolução e desenvolvimento das energias renováveis, especialmente no cenário atual de grande transição energética global, que impõe ao país respostas estratégicas e quase que imediatas com relação à diversificação de sua matriz energética, estão entre os estímulos e os acertos para a proposição deste espaço de geração de conhecimento.

Esta pós-graduação representa oportunidade singular para consolidação de profissionais com expertise em energias renováveis. Entre os objetivos do curso, podemos mencionar a contribuição na formação de especialistas com vistas à atuação nas áreas de energia solar, eólica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, biocombustíveis e na gestão eficiente dos recursos naturais. Cabe também salientar que a promoção desta formação atende às crescentes demandas pela sustentabilidade do planeta, uma vez que aprofunda o conhecimento sobre novas tecnologias, aplicações, redução de impacto ambiental e integra os diferentes agentes envolvidos, ou seja Universidade, empresas, instituições da sociedade civil e comunidades.

Entre os diferenciais do curso está a possibilidade de visitas técnicas a empresas que atuam no setor de energias renováveis, propiciando associar teoria e prática; aulas em laboratórios especializados através de estruturas como o Núcleo Tecnológico de Energia Solar Fotovoltaica, Centro de Energia Eólica, Centro de Demonstração em Energias Renováveis, Laboratório de Eficiência Energética, Laboratório Computacional da Engenharia, Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia, Laboratório de Motores e Combustíveis Alternativos, e demais Laboratórios da Escola Politécnica. Além da perspectiva de continuidade de estudos em Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação com excelência nacional, conceito 5 da CAPES.

As mudanças climáticas e o aquecimento global, num mundo em constantes transformações, lançam como desafio para o atingimento das metas do Acordo de Paris, a gradual substituição dos combustíveis fósseis pelas novas energias, estimulando a inovação, geração de novas patentes em território nacional, alterando a característica brasileira de país exportador de commodities e importador de tecnologia, para uma nação com planejamento de longo prazo, estimulando seus jovens à inovação, exaltando a soberania nacional, induzindo ciclos virtuosos de desenvolvimento, com a geração de renda, empregos e oportunidades. E a pós-graduação em Energias Renováveis da PUC RS está em plena consonância com esta visão contemporânea de sociedade.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page