top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

Bioenergia & Biorrefinaria: para o Estado sair da crise, crescendo

“A UERGS desenvolve tecnologia para o Brasil e o mundo”, orientado por esta premissa, recebi na manhã desta quinta-feira (7), o professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Dr. Fernando Santos. O mineiro, nascido em Janaúba-MG, professor da UERGS Porto Alegre, no curso de Engenharia de Energia, é graduado em Engenharia Agronômica, Mestre em Fitotecnia, Doutor em Bioquímica Agrícola, Pós-doc em Engenharia Florestal e o segundo Pós-doc em Bioenergia. Defensor do aproveitamento integral e sustentável de cadeias produtivas como, por exemplo, o arroz, soja, cana-de-açúcar, eucalipto para diminuir o custo de produção, elevando o valor agregado.


Dr. Fernando Santos é gaúcho por opção. Foi aprovado no concurso realizado para docentes da UERGS, tem orgulho em ter permanecido no quadro de professores da Universidade, até o presente momento. É autor de um dos primeiros livros no Brasil sobre Biorrefinarias: Bioenergia & Biorrefinarias Cana-de-Açucar & Espécies Florestais. Tem 11 livros publicados no Brasil e exterior. É professor colaborador em diversas Universidades brasileiras e em Portugal, tem acordos de cooperação estabelecidos com Universidades da Coréia do Sul, Austrália, Alemanha e Espanha. Membro titular do Comitê de Assessoramento das Engenharias da FAPERGS.


O conceito da Biorrefinaria é relativamente recente no Brasil, análogo ao conceito da refinaria de petróleo. A diferença é que parte de uma fonte renovável, a Biorrefinaria agrega valor aos resíduos vegetal e industrial, através de um aproveitamento sustentável, pois a fibra vegetal tem em sua composição eminentemente de celulose, hemiceluloses e lignina, que poderão ser utilizadas através das plataformas química, bioquímica e termoquímica.


Nos próximos dez anos o setor vai gerar US$ 7.3 tri em negócios. Identificado com a visão de que o cooperativismo é um factível caminho, avesso à fragmentação e à mentalidade que inibe o desenvolvimento de iniciativas virtuosas, Dr. Fernando Santos veio ao encontro da Frente Parlamentar em Defesa da Mini e Microgeração Distribuída de Energias Renováveis da Assembleia Legislativa, para construir iniciativas conjuntas. “Passividade, e rotina, são antônimos do crescimento”, afirma o professor. Estimulador do projeto de Incubadora de Empresas da UERGS para alunos que desejam empreender no Estado do Rio Grande do Sul, é um exemplo de que Estado pode sair da crise, crescendo. Integração e criatividade, são atributos, na sua concepção, para constituição de um novo modelo de desenvolvimento, mais dinâmico, com adaptação constante. A criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Biorrefinarias está entre suas propostas. É especializado na apresentação de projetos em editais como FINEP, FAPERGS, BNDES, RGE, editais voltados para pesquisa, desenvolvimento e inovação.



167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page