São Lourenço do Sul: Cidade Resiliente
- Zelmute Marten
- 22 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 13 horas
São Lourenço do Sul vive um momento de reconstrução das políticas públicas. Por meio do processo do Orçamento Participativo, estamos promovendo reuniões públicas na cidade e no interior, ouvindo a população para a elaboração das diretrizes do próximo Plano Plurianual (PPA). Esse planejamento integra as ações locais aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além do 18º objetivo — voluntário — apresentado e aprovado pelo Brasil no G20 Social: a promoção da igualdade racial.
Em 2015, como resultado das iniciativas e investimentos realizados pelas gestões dos ex-prefeitos Zé Nunes e Daniel Raupp, após a enxurrada de 2011, São Lourenço do Sul recebeu o Certificado de Compromisso de Resiliência aos Desastres, concedido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, como parte da Campanha Mundial de Redução do Risco de Desastres. Infelizmente, os avanços alcançados entre 2005 e 2016 foram descontinuados entre 2017 e 2024, período marcado por desarticulação e retrocessos.
Hoje, o município integra uma iniciativa pioneira de qualificação de servidores públicos por meio do programa CapacitaCidades, do Ministério das Cidades, em parceria com o Lincoln Institute of Land Policy, por meio do curso “Urgência Climática: Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis”. Também recebemos um estudo completo sobre resiliência climática da Sociedade Brasileira de Geologia e estamos implementando uma Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na área do novo campus da FURG.
Assinamos o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e, com apoio do Plano de Reconstrução do Rio Grande do Sul, estamos investindo no desassoreamento do arroio Carahá e do rio São Lourenço. Fomos contemplados pelo programa AdaptaCidades e, com o apoio da Agência da Lagoa Mirim, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), cadastramos um projeto de R$ 37 milhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de macrodrenagem e a criação de uma Sala de Situação, que permitirá a implementação de um moderno sistema de monitoramento climático.
Entre as iniciativas em andamento está o fortalecimento da Defesa Civil Municipal. Os instrumentos de participação popular estão se ampliando e, em julho, realizaremos a Conferência Municipal sobre Mudanças Climáticas. Nosso propósito é implementar um programa sólido de parcerias público-comunitárias, estabelecer um modelo de governança com protagonismo da sociedade civil e elaborar planos de contingência pactuados com as comunidades. Esses planos incluirão ações de prevenção, mitigação e adaptação, além de protocolos claros para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, como enchentes, ondas de calor, secas, tempestades e vendavais.
Todo esse conjunto de ações está alinhado com o compromisso de transformar São Lourenço do Sul em um município de economia verde. Minha atuação como vice-presidente de Cidades Resilientes da Associação Brasileira de Municípios (ABM) tem possibilitado o compartilhamento dessas experiências em âmbito nacional. Estamos propondo a municipalização dos ODS e, para isso, realizaremos uma série de eventos regionais em todo o país, mobilizando a sociedade brasileira sobre a urgência da crise climática e o risco de atingirmos o ponto de não retorno.
Em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis, estamos desenvolvendo marcos legais e institucionais para promover a economia circular, com foco no tratamento e na reciclagem de resíduos sólidos urbanos. Também ampliaremos propostas no campo da transição energética, fortalecendo a geração descentralizada de energia renovável e os conceitos das cidades inteligentes.
Estamos, assim, consolidando passos firmes rumo a um futuro de paz, esperança e oportunidades — na terra de todas as paisagens. Zelmute Marten Jornalista
Sr. Prefeito Zelmute ! Expresso minha reciprocidade em seu texto, estas ações discutidas dentro do orçamento participativo e vinculadas ao PPA 2026 / 2029 , vem a definir metas como foco central no orçamentária do Executivo, podemos dizer que com estas medidas e parâmetros os diagnósticos municipais ficariam mais exatos, uma realidade em transformação no nosso município.
Seguindo estas diretrizes de objetivos baseados nas ODS “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” teremos potencial para alavancar recursos com a finalidade de fazer obras de infra-estrutura, visando mitigar e combater os efeitos das interperies, sendo responsáveis pelas crises climáticas.
Adelante !!!
Meu caro prefeito. Sua gestão a frente da Prefeitura de São Lourenço demonstra de forma exemplar a importância de valorizar a participação popular e o enfrentamento aos desafios da crise climática priorizando a sustentabilidade e a segurança dos cidadãos. O lorenciano só tem a ganhar.
Parabéns Prefeito pelo trabalho realizado até aqui, São Lourenço do Sul é uma cidade linda e acolhedora, merece esse olhar minucioso e busca constante por melhorias!
Parabéns prefeito Zelmulte, nestes cinco meses de administração, já é notável o perfil da nova gestão, o novo jeito de dialogar em busca de soluções para a nossa terra. É nítida a grandeza e boa intenção, que norteiam os atos da nova equipe administrativa.
Prefeito, sua dedicação e liderança em prol de uma cidade resiliente são inspiradoras! Sua visão e esforços para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade. Continue trabalhando com determinação para construir um futuro melhor pra todos.