top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

Promoção das cidades

Meu estímulo para registrar este depoimento é destacar a importância da promoção das cidades. O episódio motivador desta iniciativa foi a qualificada presença de comitiva liderada pela empresária Adriana Müller Lara, na manhã desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A sócia- diretora e editora do Jornal e Revista Folha dos Vales, visitava com orgulho os gabinetes parlamentares, distribuindo edições de seu periódico, exaltando com veemência as potencialidades de Estrela e região.


Este fato merece destaque, pois são imensos os desafios das administrações locais na gestão das cidades. São tempos de retração econômica, contingenciamento do orçamento público, diminuição das funções públicas do Estado e incompreensão dos órgãos de controle sobre este conjunto de restrições. Neste contexto, ações de promoção do desenvolvimento endógeno são fundamentais. Iniciativas criativas e factíveis, que consigam combinar potencialidades naturais e culturais com o potencial humano das pessoas. Valorizar os saberes e fazeres, transformando este conjunto, geralmente fragmentado, numa estratégia com foco, planejamento e ações de curto, médio e longo prazo, resultam na criação de oportunidades e negócios, para o conjunto da população.


A vitalidade deste rol de possibilidades ganha força a partir da construção de consensos mínimos. Agendas políticas, empresariais e comunitárias que envolvam os poderes públicos e a pluralidade social. Dentro deste contexto, o protagonismo evidenciado pelo Jornal e Revista Folha dos Vales, representa sinal de esperança e de auspiciosos resultados para o município e região. Exemplo destes aspectos é o esforço que a comunidade de Estrela tem empreendido para municipalização de sua estrutura portuária. Na ocasião em que recebi com orgulho do ex-governador Tarso Genro a oportunidade de desempenhar as funções de secretário de Estado do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul - Conselhão, coordenei iniciativas junto ao governo federal para consecução do intento da população de Estrela e suas lideranças locais.


Concluo esta espontânea manifestação enaltecendo as iniciativas e a qualificada participação do Jornal e Revista Folha dos Vales neste poder Legislativo estadual. Nossa concepção aponta para o desafio de enfrentamento e superação da atual grave crise estrutural através do crescimento. Para tanto, o estabelecimento de unidade real, sinergia, integração, cooperação, são essenciais para que, em nível local, se desvendem novas perspectivas para atração de investimentos nacionais e internacionais, apoio à iniciativa privada, cooperativas, constituição de novos empreendimentos e serviços. Assim, criando ciclos de desenvolvimento virtuosos, valorizando cultura, protagonismo feminino, respeito às crianças, identidades, tradições e a promoção das cidades.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page