top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

"Fábrica Solar Social" - i9 Sol

"Fábrica Solar Social" é uma iniciativa do Instituto i9 Sol que começou em 2014, na Incubadora de Tecnológica de Empresas da Universidade Católica de Brasília, e se expandiu para se tornar uma modelagem de ação de tecnologia social com comunidades que normalmente não acessam o conhecimento padrão da indústria e dos negócios da geração de energia fotovoltaica.


A Fábrica Solar Social e o Instituto i9Sol estão fazendo um trabalho de capacitação de comunidades de baixa renda para desenvolver e implementar sistemas de energia solar, promovendo não apenas a sustentabilidade, mas também a inclusão social e o desenvolvimento econômico local.


Vários pilotos estão sendo desenvolvidos em algumas regiões no Brasil, geralmente a partir da instalação de centros de desenvolvimento de conhecimentos, combinado com a produção de equipamentos. Estes espaços são denominados "Escola-Fábrica", que além de ensino e produção, também atua como incubador de organizações econômicas comunitárias baseadas na atividade econômica de geração e fornecimento de energia para as cadeias produtivas locais.


Normalmente esta modelagem está preparada para apoiar comunidades a organizar, operar e gerir cooperativas de geração compartilhada, com negócios solidários.

18 visualizações0 comentário
bottom of page