top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

O papel das cidades no contexto das relações internacionais

As cidades têm papel fundamental no contexto das relações internacionais. A iniciativa do deputado estadual Jeferson Fernandes de constituir a “Frente Parlamentar Brasil – China” tem contribuído sobremaneira, nesta perspectiva. A partir deste esforço legislativo, foi criado no Rio Grande do Sul a “Câmara de Comércio Brasil – China”, presidida pelo empresário Paulo Tigre Filho. São esforços que se complementam entre si, visando a conformação de um ambiente de negócios entre o estado e o país asiático, que apontam para a retomada do crescimento, e indicam soluções para a crise através do desenvolvimento econômico e social.

Nesse sentido, na quarta-feira (23/10), realizamos importante reunião de trabalho com a Associação dos Municípios da Zona Sul – Azonasul, através de seu presidente: o prefeito Mauro Nolasco de Capão do Leão, secretário executivo Henrique Feijó e a jornalista Kariza Barros, sob a coordenação dos deputados estaduais Jeferson Fernandes e Zé Nunes. O referido encontro ultimou preparativos para organização de uma presença da Frente Parlamentar e da Câmara de Comércio na cidade de Rio Grande, muito provavelmente no dia 21 de novembro, com o intuito de integrar administrações municipais, empresários, instituições hospitalares, entidades da sociedade civil, buscando o aprimoramento das relações comerciais entre a região sul do estado, e a economia mundial que mais cresce nesse período.

A China já se consolida entre os principais parceiros comerciais do Brasil. Na pauta de exportações brasileiras estão commodities como soja, suínos, frangos e leite, com expectativa de ampliação deste rol de produtos. De outra parte, tem crescido investimentos deste importante parceiro comercial no Brasil em áreas como infraestrutura, energias renováveis, integração entre universidades, cooperação entre hospitais, entre outros. Importante é o prosseguimento deste ambiente de integração visando o aprofundamento de laços, organização de missões empresariais e de autoridades para a China, e a consequente visita de empresários e autoridades chinesas em municípios do Rio Grande do Sul.

A busca pela identificação de uma cidade chinesa que aceite o estabelecimento de uma relação formal de irmandade com o município gaúcho, é considerado como um primeiro passo basilar e, ao mesmo tempo, simbólico e significativo nesta consolidação de aproximações. A criação da referida Frente Parlamentar e da Câmara de Comércio em nosso estado, oficializa pontos de interlocução entre as expectativas e as concretas possibilidades de estabelecimento de contratos entre empresas dos dois países. Neste momento, há um trabalho para estruturação de um consulado da China no Rio Grande do Sul, buscando uma representação oficial dos três estados do sul brasileiro. Outras iniciativas como o estímulo ao ensino do mandarim, seminários, rodadas de negócios, e prospecção de novos produtos para ampliação desta pauta comercial, estão em curso e demonstram significativa viabilidade para a consolidação de um ciclo virtuoso de relacionamento econômico, comercial, cultural e social entre o Rio Grande do Sul e a China.


Dep. Estadual Zé Nunes, Zelmute Marten, Dep. Estadual Jeferson Fernandes, Prefeito Mauro Nolasco (Capão do Leão) e Henrique Feijó.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page