top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

O mundo que constrói novos paradigmas

A pandemia da Covid19 nos desafia a construir novos paradigmas. O setor de energias renováveis tem prestado sua contribuição nesta perspectiva. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia, em 2018 foram gerados 11 milhões de empregos no mundo através da geração de energia limpa em diversas fontes.

Para consolidar uma governança entre os Estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Universidades, parlamentos, governos, empresas, entidades da sociedade civil, bancos e profissionais estão realizando virtualmente o Sustentar Microgerar. O evento é focado na inovação e no estabelecimento de uma agenda comum do sul do Brasil para superação de entraves ao desenvolvimento.

Buscar experiências internacionais a respeito da transição energética em curso estão entre os propósitos do evento. Nesta quinta-feira, 7.5..2020, às 10h, através do aplicativo Zoom https://pucrs.zoom.us/meeting/register/tJlsdOytqzMtHNUo9JLp1rEj_wArv8yJXJjw  realizar-se-á palestra virtual sobre o Autoconsumo em Energia Solar Fotovoltaica na Espanha. Proferida pela Doutora da Universidade Politécnica de Madri, Espanha, Professora Pesquisadora da Universidade Aarhus, Dinamarca, Marta Victoria, será apresentada pesquisa em DER-CAM (Distributed Energy Resourcers Customer Adoption Model), ferramenta desenvolvida pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (LBNL) para o planejamento de recursos distribuídos a nível de consumidor e microredes.

A iniciativa tem a promoção da experiência inovadora que é a constituição da Rede Brasileira de Mulheres Brasileiras na Energia Solar. A integração de empreendedoras, pesquisadoras, profissionais na área, tem acordado diagnósticos compartilhados sobre a desigualdade de gênero no mercado laboral, a análise de suas causas, o desenvolvimento de propostas que permitam melhorar esta situação e que corrobore com a verdadeira transição energética.

Profa. Dra. Aline Cristiane Pan

Curso de Engenharia de Gestão de Energia

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Zelmute Marten

Jornalista

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page