top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

LUCI: Promovendo a iluminação urbana sustentável e inclusiva e a cooperação Brasil-Alemanha

Nesta terça-feira, 21/11, com o apoio da Cooperação Brasil - Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, o Ministério das Cidades relançou os projetos ANDUS e Cidade Presente, Programa Nacional de Capacitação de Cidades. O intuito é pensar as cidades de modo integrado, visando à resiliência e a sustentabilidade, por meio de ações e interações inteligentes, com parcerias e diálogos com toda comunidade local. Os sistemas de iluminação pública precisam ser pensado neste contexto.

A iluminação é um elemento essencial da infraestrutura urbana e rural. Ela fornece segurança, conforto e estética às cidades, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, estimulando o turismo e bem-estar. No entanto, a iluminação urbana tradicional pode ter um impacto negativo no meio ambiente, consumindo grandes quantidades de energia e emitindo poluentes.

Para enfrentar esses desafios, surgiu a Lighting Urban Community International – LUCI, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2013, que tem sede em Zurique, na Suíça, e conta com mais de 1.500 membros de mais de 100 países. A missão da LUCI é "promover a iluminação urbana sustentável e inclusiva como um meio de melhorar a qualidade de vida nas cidades". Para isso, realiza uma série de atividades, incluindo educação e treinamentos, através de cursos, workshops, pesquisa e desenvolvimento, promoções, campanhas e eventos.

A LUCI apoia o uso de fontes de energia renováveis, como a solar e eólica, para a iluminação urbana. Isso ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a melhorar qualidade do ar. Suas atividades contribuem para aprimorar a qualidade de vida nas cidades, tornando-as mais seguras, saudáveis e sustentáveis, apoiando também o uso de tecnologias inteligentes, que permitem controlar e gerenciar a iluminação urbana de forma mais eficiente. Isso ajuda a reduzir o consumo de energia e a melhorar a segurança pública.

Exemplos específicos do trabalho da LUCI

  • LUCI Awards – um programa internacional de premiação que reconhece os melhores projetos de iluminação urbana sustentável e inclusiva. O LUCI Awards já reconheceu projetos de iluminação urbana de todo o mundo, incluindo brasileiros.

  • LUCI Guide – um guia abrangente sobre iluminação urbana sustentável e inclusiva. O LUCI Guide fornece informações sobre os princípios da iluminação urbana sustentável e inclusiva, bem como exemplos de boas práticas.

  • LUCI Congress – um evento internacional que reúne profissionais de iluminação urbana de todo o mundo. O LUCI Congress é uma oportunidade para profissionais compartilharem ideias e experiências, bem como aprender sobre as últimas tendências em iluminação urbana sustentável e inclusiva.

Reconhecimento internacional

O trabalho da LUCI tem sido reconhecido por organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE). A ONU incluiu a LUCI em sua lista de organizações parceiras para o Desenvolvimento Sustentável e a UE concedeu a ela um prêmio de excelência por seu trabalho em iluminação urbana sustentável.

A Lighting Urban Community International é uma organização dinâmica e inovadora, e está liderando o caminho para uma iluminação urbana mais verde, acessível e ecologicamente responsável.

339 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page