top of page
  • Foto do escritorZelmute Marten

Logística: a única saída para o Rio Grande do Sul

Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega “logistiké”. Logística também vem do francês “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática. Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "logística" é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas.

Entre os principais equipamentos da infraestrutura logística estão os portos. Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada à atracação de barcos e navios, com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário deles, como instalações para o movimento de pessoas e cargas.

Na Alemanha existem os seguintes portos: Porto de Hamburgo; Porto de Kiel; Porto de Wismar; Porto de Dusseldorf; Porto de Bremen; Porto de Warnemünde; Porto de Berlim; Porto de Büsum; Porto de Bremerhaven; Porto de Hamburgo, que está localizado no rio Elba, cerca de 100 km da foz do Mar do Norte. É chamado de “Porta para o mundo” na Alemanha, bem como o maior do país. Em termos de TEU’s movimentados, o Porto de Hamburgo é o terceiro mais movimentado da Europa e um dos 15 maiores do mundo. Após serem desembarcadas em Hamburgo, mercadorias são distribuídas, especialmente pelo modal ferroviário, para diversas regiões da Europa.

Para debater questões relacionadas a soluções para o Rio Grande do Sul, como plataformas logísticas, embarcações adequadas aos rios, cabotagem, participam desta live sobre logística: Zelmute Marten - que integrou o Conselho da Autoridade Portuária de Pelotas, Conselho da Metroplan e como secretário de Estado do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social / "Conselhão", com atuação no processo da municipalização do Porto de Estrela, Jader Cavalheiro - Advogado, Contador, Professor e Auditor aposentado do TCE e Miranda Guimarães - advogado em Direito Internacional, Escritor, Professor, Conferencista e Coordenador Jurídico de Projetos de Infraestrutura Logística. A Live será dia 03 de agosto, segunda-feira, às 17h30 pelo link: www.facebook.com/uvergs2018/live/


192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page